segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Refinaria do Maranhão investirá R$ 450 mi em serviços


SÃO LUÍS - Na atual fase dos serviços de terraplenagem, drenagem e acesso da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira, o consórcio GSF – Galvão Construtora, Serveng e Fidens Engenharia necessitará comprar R$ 450 milhões em insumos e serviços. A demanda foi apresentada ontem durante encontro realizado no auditório do Sebrae Jaracati, que reuniu micro e pequenos empresários.

No encontro, que foi uma prévia da Rodada de Negócios que será realizada no período de 10 a 12 deste mês, representantes da Petrobras e do consórcio GSF apresentaram as oportunidades de negócios que serão geradas no processo de instalação da refinaria, especialmente agora, na fase de terraplenagem.

A proposta do encontro, fruto de um convênio firmado entre o Sebrae e a Petrobras é mobilizar as micro e pequenas empresas locais para que possam se habilitar como subfornecedoras ao longo da cadeia de suprimentos da refinaria.

De acordo com o consórcio GSF ao longo de toda a área de influência da refinaria são inúmeras as oportunidades na cadeia de bens e serviços que aparecem como objetos de negociação, incluindo, por exemplo, fornecimento de alimentação, materiais de construção, equipamentos, materiais de informática, vigilância e segurança, entre outros.

O diretor-superintendente do Sebrae, Manoel Pedro Castro, disse que o encontro, que aproxima a Petrobras e o consórcio GSF do empresariado local, cria oportunidades para que também as micro e pequenas que atuam nos setores do comércio, indústria e serviços, também sejam inseridas no processo de instalação da refinaria. “É inaceitável que as empresas locais não participem desse grandioso projeto”, sentenciou.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, o encontro de ontem se soma a outros já realizados com o objetivo de fortalecer a participação das empresas locais nos grandes empreendimentos em instalação no estado. “Estamos imbuídos, governo, iniciativa privada e demais instituições, nesse objetivo, inserir nossas empresas na cadeia de suprimentos dos grandes projetos”, afirmou.

O representante da Petrobras, Eurico Rocha, destacou o convênio firmado com o Sebrae, que entre as 24 ações previstas, assegura a realização de rodadas de negócios na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, com o envolvimento das micro e pequenas empresas. Para participar das reuniões, as empresas deverão se cadastrar no site www.encontrodenegociospremium1.com.br.

Um comentário:

  1. Boa tarde, gostaria de entrar em contato com os senhores para comunicar sobre cursos de inspeção END subaquática! Gostaria de divulgar cursos nas aréas de Ensaio Visual(SMEV), Medição de Espessura por Ultra-som(SMME), Potêncial Eletroquímico(SMPE) e Partículas Magnéticas(SMPM). Estamos formando turmas para começar os treinamentos. Moderador do blog, favor enviar e-mail para contato@multiendsubaquatica.com.br para podermos conversar sobre um post. Para interessados, entre em nosso site: http://www.multiendsubaquatica.com.br.

    A Multiend agradeçe a atenção.

    ResponderExcluir